O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (IDEP) celebrou o encerramento de mais uma turma do curso de Panificação em Cacoal e, em um movimento que visa expandir as oportunidades de qualificação profissional, já abriu inscrições para novos alunos. A iniciativa, que atende a uma demanda do deputado Cirone Deiró, tem como objetivo fortalecer o setor alimentício local e impulsionar a geração de emprego e renda na região.
O curso, cuja oferta foi articulada pelo deputado junto ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e ao próprio IDEP, tem sido recebido com entusiasmo pela comunidade. Luciane Camiloto, comerciante que já atua no segmento de confeitaria, expressou sua satisfação: “Já trabalho no segmento de confeitaria e fazer esse curso foi maravilhoso, porque pude aprimorar técnicas e ampliar meu conhecimento no setor. Gostaria de agradecer ao deputado Cirone pela iniciativa em proporcionar esse benefício à população.”
Outra aluna satisfeita é Edileusa Machado, comerciante do segmento de lanchonete, que destacou a qualidade do ensino. “O professor é muito capacitado, atencioso e realmente colocamos a mão na massa”, disse. Ela também fez questão de agradecer: “Sou grata ao deputado Cirone por essa experiência tão enriquecedora.”
Novas Oportunidades e Estrutura do Curso
As aulas são ministradas na moderna carreta da Escola Móvel do IDEP, que está estacionada em frente à Escola Josino Brito, localizada na Rua Uirapuru, no Bairro Floresta. O professor Luiz Nazareno Cortez informou que, após o encerramento de duas semanas de aulas, novas vagas totalmente gratuitas estão sendo abertas.
As inscrições para as novas turmas estarão abertas no período de 17 a 28 de julho de 2025. Haverá opções nos períodos matutino, vespertino e noturno, com uma carga horária total de 20 horas de aulas presenciais. O professor Cortez ressaltou que os interessados que não conseguirem se inscrever online podem procurar a carreta pessoalmente no dia de início do curso, pois “tendo vagas, faremos a inscrição no local”.
Para o deputado Cirone Deiró, a qualificação profissional é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico. Ele enfatiza que esses cursos “abrem novas perspectivas para aqueles que desejam aumentar a renda, tanto dentro da empresa onde trabalham quanto iniciando um negócio no ramo da panificação”. Deiró acrescenta que o setor de produção de alimentos sempre demandará mão de obra especializada, e o curso oferecido pelo IDEP visa justamente capacitar profissionais para atender às necessidades de padarias e outros estabelecimentos na área de produção de pães. “Temos um compromisso com a geração de emprego e renda e identificamos a necessidade de capacitação das pessoas nessa área”, afirmou.
Orientações para Inscrição
As inscrições serão realizadas de forma virtual, por meio do Google Forms. É obrigatório o uso de uma conta de e-mail do Gmail para efetivar a inscrição. Os participantes receberão certificados após comprovarem presença, participação em todas as atividades e avaliações.
O critério de seleção é a ordem de inscrição, garantindo as vagas aos primeiros que cumprirem todos os requisitos:
- Idade mínima: 16 anos
- Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto
ATENÇÃO: Para realizar a inscrição, será necessário anexar um arquivo único contendo os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento (CNH não será aceita) e CPF.
As novas turmas, enquadradas no Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia, terão início em 28 de julho de 2025 e término previsto para 01 de agosto de 2025. Cada turma oferecerá 25 vagas mais cadastro reserva.
Link para Inscrições: https://forms.gle/ruPoDRDR64g9SErQ8
Fonte: RO Acontece
Share this content:
Leave a Reply