Os aeroportos de Cacoal e Vilhena, em Rondônia, foram oficialmente leiloados nesta quinta-feira (27) durante a primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) que busca modernizar e ampliar a conectividade aérea em regiões estratégicas do país.
A vencedora do certame foi a GRU Airport, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo — o maior do Brasil. Com o resultado, a empresa assumirá a gestão dos dois terminais rondonienses pelo período de 30 anos, com a obrigação de realizar investimentos voltados à modernização da infraestrutura, qualificação do serviço ao usuário e estímulo ao desenvolvimento econômico regional.
O Programa AmpliAR tem como objetivo ampliar a malha aérea nacional, integrando localidades remotas e impulsionando o transporte regional. A meta prevê a modernização de até 100 aeroportos no país, com investimentos privados que podem ultrapassar R$ 5 bilhões. Nesta primeira rodada, foram ofertados 19 aeroportos regionais, incluindo os de Cacoal e Vilhena.
Em Cacoal, as expectativas são positivas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Roberto Alves, destacou que, além da melhoria estrutural prevista no contrato, é fundamental ampliar a oferta de companhias aéreas que operam no terminal.
“Sabemos da importância do nosso Aeroporto Capital do Café, que atende também moradores de outros municípios próximos. A ampliação das empresas aéreas é essencial para melhorar a prestação de serviços à população e fortalecer ainda mais a economia regional”, afirmou o secretário.
O setor comercial também projeta impactos positivos. Para a empresária Kelly Polizello Pavão, que atua no ramo de joalheria em Cacoal, a modernização do Aeroporto Capital do Café deve impulsionar o fluxo de visitantes e atrair novos investidores para a cidade.
“Com um aeroporto mais estruturado, a tendência é que o movimento aumente. Isso se reflete diretamente no comércio local, fortalecendo as vendas e abrindo portas para novos negócios”, avaliou.
A expectativa agora é pelo início das ações da concessionária, que deve apresentar um cronograma de obras e melhorias após a assinatura do contrato de concessão.
Fonte: RO Acontece
